Animais para Lagos Ornamentais – Jardineiro.net

 

Peixes:

peixes

A escolha do tipo de peixe que será mantido no lago ornamental deve ser determinada antes da decisão de se construir o lago, para melhor definir a profundidade, tipo de filtros e tipos de plantas. Os aguapés e alfaces-d’água, não devem ficar junto às carpas ou aos kinguios, a não ser na época de reprodução.

A maioria dos peixes não tem sua beleza ressaltada quando observados por cima. Um acará bandeira ou um disco desaparecem quando observados nesse ângulo. Assim, os mais peixes mais recomendados são as carpas e os kinguios. Ambos têm grande resistência a doenças e muito mais ainda ao frio. Toleram temperaturas entre 5 a 28°C, mas a temperatura ideal fica entre 18 e 22°C.

Carpas precisam de pelos menos 80 a 100cm profundidade e de bastante espaço para seu desenvolvimento satisfatório. Recomenda-se um lago com no mínimo 4.000 litros para as carpas. Mas, isso também pode variar de acordo com a capacidade de filtragem. Assim, têm-se como base ou valor referencial 500 a 800 litros para cada carpa adulta. A filtragem tem que ser eficiente e a água levemente alcalina.

peixes

Kinguios, assim como as carpas, precisam de um sistema de filtragem bem eficiente, apesar de tolerarem uma coluna d’água bem menor. Para quem quer um lago pequeno e não quer abrir mão das carpas, há os kinguios cometas que são mais ágeis, esguios e tão coloridos quanto as carpas, porém, em menor tamanho e também de água alcalina.

Quando os lagos são muito pequenos, espadas, platis e molinésias são peixes ideais. Reproduzem muito rapidamente e são ótimos peixes para o controle de larvas de mosquitos. Preferem água alcalina, o que é freqüente em lagos de alvenaria. Um dos maiores problemas em lagos externos para os poecilideos, no entanto, não é apenas a baixa temperatura, mas sim sua variação brusca, o que quase sempre traz problemas de doenças como o íctio. Dessa forma, a criação de poecilideos é aconselhada em locais sem muito frio, com pouca variação de temperatura ou ainda em ambientes internos.

Tartarugas:

tartarugas

Como os peixes, as tartarugas são animais de sangue frio, e gostam de uma fonte de calor para se aquecerem. Dessa forma, é primordial uma área seca, onde possam se expor ao sol. O melhor lugar para tartarugas aquáticas, portanto, são os lagos ornamentais onde há iluminação, insolação e espaço ideal.

As recomendações para lagos de tartarugas são quase as mesmas dos de peixe. A maior diferença é que elas precisam de uma área seca que pode ser externa ao lago ou ainda flutuante.

Como elas sujam muito a água, as trocas parciais da água devem ser mais freqüentes e a sujeira do fundo aparece com mais rapidez, o que acaba tornando mais prático um lago saliente para as tartarugas. Dessa forma, a limpeza e a manutenção ficam muito mais fáceis.

Não é aconselhável manter peixes com tartarugas, mas, se for mantê-los, é conveniente procurar pelos mais ligeiros, evitando peixes pequenos, lentos e jamais colocando kinguios.

tartarugas

As plantas, neste caso, muitas vezes acabam servindo de alimento. Para decoração, são preferíveis as palustres. Pode-se manter algumas flutuantes, mas sabendo que elas vão usá-la como alimento.

A parte mais profunda pode ser de 50cm ou mais. Caso o lago seja de lona, deve-se escolher as mais grossas.
Se houver risco de fuga, convém fazer as bordas voltadas para dentro assim como as bordas de uma panela de pressão, o que pode ser feito com pedras sobre a lona.

As tigres-d’água costumam suportar baixas temperaturas entre 5 a 10°C, quando chegam a hibernar, mas necessitam ser recolhidas se o local apresentar temperaturas mais baixas. Ocorre que, mesmo que cheguem a hibernar, precisam ter um tamanho grande e estar bem de saúde.

Texto: Célio Maeda
Fotos: Raquel Patro

Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.

Ler mais…

Deixar um comentario

Faça um orçamento!