Cigarrinhas, assim como os pulgões, sugam a seiva das
plantas, enfraquecendo-as
Foto: Tácio Philip
No último artigo Receitas para o controle de pragas e fungos, foram descritas as receitas mais clássicas utilizadas no controle doméstico de pragas e doenças fúngicas, como a calda bordalesa por exemplo. O artigo de hoje, visa complementar o último artigo, com receitas alternativas, que utilizam ingredientes naturais ou plantas na sua composição, mas que no entanto tem o mesmo objetivo, que é auxiliar no combate às pragas de jardim.
As recomendações do último artigo também valem para este, principalmente os relacionados com a segurança pessoal e ambiental. Use as soluções com bom senso e desfrute de um jardim mais saudável, em todos os sentidos.
Solução de Cavalinha::
- 100 gramas de cavalinha (fresca ou desidratada)
- 1 litros de água
- 4 litros de água para diluição
Pique a cavalinha e misture à água, leve ao fogo baixo e após a fervura deixe por mais 5 minutos. Espere esfriar e coe, adicione a água de diluição e aplique sobre as plantas e o solo. Indicada contra donças fúngicas, fonte de cálcio e como alcalinizante.
Solução de Confrei:
- 300 gramas confrei
- 500 ml de água
- 3 litros de água para diluição
Bata no liquidificador, o confrei e os 500 ml de água, por 1 minuto. Dilua e aplique regularmente sobre as plantas suscetíveis. Indicada contra pulgões.
Solução de Piretro:
- 300 gramas de flores de piretro
- 1 litro de ácool etílico
- água para diluir
Misture o álcool com as flores e deixe descansar por 48 horas em um vidro bem fechado. Após este período a solução pode ser coada e utilizada diluída na proporção de 1:20, isto é 1 parte de solução para 20 partes de água. O piretro contém grandes concentrações de piretróide, o principal constituinte dos inseticidas domésticos. Indicada contra insetos e ácaros, como pulgões, cigarrinhas.
Solução de Cravo-de-defunto:
- 300 gramas de folhas, flores e talos de cravo-de-defunto
- 1 litro de ácool etílico
- água para diluir
Misture o álcool com o cravo e deixe descansar por 24 horas em um vidro bem fechado. Após este período a solução pode ser coada e utilizada diluída na proporção de 1:20, isto é 1 parte de solução para 20 partes de água. O cravo-de-defunto é um ótimo repelente de insetos e ácaros, como pulgões e cigarrinhas e pode ser consorciado com outras plantas com esta finalidade.
Pimentas repelem muitas pragas
Foto: SantaRosa
Solução Inseticida Picante:
- 50 gramas de pimenta do reino
- 50 gramas de pimenta malagueta (fresca ou desidratada)
- 8 dentes de alho
- 1 pedaço pequeno de gengibre
- 1/2 litro de ácool etílico
- 1/2 litro de solução adesiva (do artigo anterior)
Bata no liquidificador os condimentos com um copo de água. Acrescente o álcool à mistura e deixe curtir por uma semana em um frasco fechado. Acrescente a solução adesiva e dilua em 40 litros de água. Aplique sobre as plantas ou sobre o solo (neste caso não é necessária a solução adesiva). Indicada contra insetos, ácaros e nematóides.
Solução de Arruda:
- 1 maço grande de ramos e folhas de arruda
- 1 litro de água
- 2 litros de solução adesiva (do artigo anterior)
Bata no liquidificador a arruda e a água. Coe e acrescente a solução adesiva, misturando bem. Utilize em seguida. Cuidado, evite o contato da arruda e sua solução sobre a pele ou mucosas, pois pode provocar fortes irritações. Indicada contra insetos e ácaros, como pulgões, cochonilhas e cigarrinhas.
Solução de Losna:
- 300 gramas de losna
- 1 litro de água
Prepare um chá forte, com a losna e a água, deixando ferver por 5 minutos. Tampe a panela e aguarde o resfriamento completo. Coe a solução e pulverize sobre o solo e as plantas. Indicada contra lesmas e caracóis.
Texto: Raquel Patro
Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.